Notícias

Publicada em 28 de agosto de 2015 - 17h 41
Mobilidade Urbana Já!

Como já discuti nesse espaço, a questão da mobilidade urbana é uma das maiores preocupações da nossa cidade. E a mobilidade urbana passa, como já disse, pelo investimento em transporte coletivo e incentivo a uso de transportes alternativos, por exemplo.
Nessa semana, tive a oportunidade de participar de uma reunião que contou com a presença de uma representante do Movimento Massa Crítica, que vem cobrando, com razão, uma melhor política de mobilidade urbana da cidade.
Em resumo o que acontece é que pouca transparência nas ações da atual administração municipal prejudica a discussão deste assunto tão importante para a nossa cidade.
Segundo os procuradores do Ministério Público Federal, o Município de Volta Redondo não observou as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e uma série de princípios e diretrizes deveriam ter sido respeitadas, como o da gestão democrática e do controle social do planejamento e avaliação da política nacional de mobilidade urbana.
Vale lembrar que a lei que estabeleceu diretrizes para a política nacional de mobilidade urbana definiu que os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar plano de mobilidade urbana, integrado ao plano municipal.
E, por incrível que pareça, apesar de ter 260 mil habitantes, até o presente momento Volta Redonda não tem em tramitação no Poder Legislativo qualquer projeto sobre o tema.